El Niño e La Niña

El Niño e La Niña



O El Niño é uma alteração que ocorre na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, acarretando em mudanças climáticas. Ele tem duração de 12 a 18 meses.



Ele traz consequências do tipo:
  • Os ventos do Oceano Pacífico sopram com menos força, assim as águas ficam mais e a produtividade primaria e de populções de peixes diminui.
  • As massas de ar quentes e úmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália. Pensa-se que este fenômeno é acompanhado pela deslocação de massas de ar a nível global, provocando alterações do clima em todo o mundo.

O La Niña é um antônimo no El Niño: ocorre um resfriamento das águas do oceano Pacífico. Este fenômeno natural produz fortes mudanças da dinamica geral da atmosfera consequentemente alterando o comportamento climático.



Resumindo: o El Niño é um aquecimento da temperatura das águas do oceano Pacífico que interfere no clima mundial, e o La Niña é um resfriamento.


Caso queira complementar o aprendizado, o leitor pode acessar este vídeo do Youtube postado pelo usuário nandabrau:

Inversão Térmica

Inversão Térmica


Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.


Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos, como baixa umidade do ar (comum nos invernos de São Paulo, por exemplo), com poucas chuvas e conseqüente acúmulo de poluentes. O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento, ou seja, o inverno é o período com maior incidência de inversão térmica.

A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa região próxima a superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes. É possível observar, a olho nu e em grandes cidades, uma camada de tom cinza, no horizonte, formada por esses poluentes, que são resultado da queima de combustíveis fósseis por automóveis e caminhões.

Este fenômeno causa aos moradores de cidades grandes muitos problemas de saúde por conta da poluição atmosférica intensa. O CO que sai dos escapamentos de veículos pode causar disfunções no miocárdio. Problemas respiratórios são muito freqüentes, graças ao SO2, e pessoas que já têm doenças respiratórias como bronquite e asma são as mais afetadas, tornando suas vidas em grandes metrópoles quase insuportáveis. Partículas inaláveis também causam aumento da pressão arterial derivada de uma circulação vascular prejudicada. Na Universidade de São Paulo, estudos estimam que oito pessoas morrem por dia na grande São Paulo graças à conseqüências indiretas da poluição atmosférica.

Soluções para estes problemas estão ligados diretamente à adoção de políticas ambientais eficientes que visem diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir significativamente este problema. Cada um deve fazer sua parte, primeiro conscientizando-se sobre sua parcela de culpa e trocando o transporte individual pelo público, ou até mesmo utilizando veículos ecologicamente corretos, como bicicletas.


Para entender melhor o processo da inversão térmica, disponibilizamos três vídeos da HowStuffWorks:

http://videos.hsw.uol.com.br/inversao-termica-1-video.htm

http://videos.hsw.uol.com.br/inversao-termica-2-video.htm

http://videos.hsw.uol.com.br/inversao-termica-3-video.htm

Quem Somos?

Somos todos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, da Turma 103, do primeiro ano.

- Dal Pizzol (nº 90102, nº de ordem: 26)

- Giovanna Miotto (nº 90109, nº de ordem: 28)

- Luciana (nº 90113, nº de ordem: 29)

- Fernanda Klein (nº 91189, nº de ordem: 30)

- Luiza Gusmão (nº 50855, nº de ordem: 6)

Livros Utilizados

Os seguintes livros:

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2006.

TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna, 2005.

Adaptamos os textos apresentados nas fontes e, a partir da informação adquirida, também montamos nossos próprios textos, tentando manter uma linguagem clara e mostrar as causas e consequências dos fenômenos climáticos.

Embora também haja textos em boxes especiais para complementar o blog que não foram alterados, e tem suas devidas fontes citadas; a maioria dos textos é de autoria coletiva do grupo, e os posts são quase sempre acompanhados de imagens, tirinhas, mapas, estatísticas, gráficos e vídeos relacionados com o assunto, visando mostrar como o clima faz parte de nosso dia-a-dia.