Clima X Tempo, qual é a diferença?

Clima e tempo são dois conceitos que, apesar de diferentes, são freqüentementeusados de forma errônea ou confundidos na linguagem coloquial,e por vezes também nos meios de comunicação.

Clima é, basicamente, a sucessão habitual dos tipos de tempo, analisadosnum período de 30 anos, sendo estes definidos pela Organização Mundial de Metereologia (OMM). Assim, podemos considerar o clima como um padrão do tempo em determinada região durante as estações do ano, ou uma estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico (variações de superfície como temperatura, precipitação e vento) num período de tempo. O clima é estudado pela Climatologia.

tempo é um conceito mais coloquial, relacionado com a combinação passageira e temporária de elementos da atmosfera, tais como a chuva, a pressão atmosférica, os ventos, dentre outros. O tempo pode mudar de um dia para o outro, de uma hora para outra, e tem duração máxima de 15 dias. A Metereologia é a ciência responsável pelo estudo do tempo.

É importante notar que, embora o tempo seja um conceito bastante momentâneo, através de sua periodicidade em determinadas épocas (estações ou épocas do ano em que chove mais, em que o calor é mais intenso, etc) é que se determina o clima.




0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos?

Somos todos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, da Turma 103, do primeiro ano.

- Dal Pizzol (nº 90102, nº de ordem: 26)

- Giovanna Miotto (nº 90109, nº de ordem: 28)

- Luciana (nº 90113, nº de ordem: 29)

- Fernanda Klein (nº 91189, nº de ordem: 30)

- Luiza Gusmão (nº 50855, nº de ordem: 6)

Livros Utilizados

Os seguintes livros:

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2006.

TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna, 2005.

Adaptamos os textos apresentados nas fontes e, a partir da informação adquirida, também montamos nossos próprios textos, tentando manter uma linguagem clara e mostrar as causas e consequências dos fenômenos climáticos.

Embora também haja textos em boxes especiais para complementar o blog que não foram alterados, e tem suas devidas fontes citadas; a maioria dos textos é de autoria coletiva do grupo, e os posts são quase sempre acompanhados de imagens, tirinhas, mapas, estatísticas, gráficos e vídeos relacionados com o assunto, visando mostrar como o clima faz parte de nosso dia-a-dia.