Tipos Climáticos


1. Tropical

Localizado nas zonas intertropicais, sua maior característica é o calor predominante durante todo o ano, tendo temperaturas sempre superiores à 18º. O inverno é marcado por uma época de seca, assim como temperaturas inferiores (em torno de 20º), enquanto o verão é marcado pelo período de chuvas e temperaturas mais elevadas (acima de 25º).

2. Subtropical

Localizado principalmente nas zonas ao sul do Trópico de Capricórnio e nas ao norte do Trópico de Câncer. As temperaturas variam de 0º a 10º no inverno, enquanto no verão podem variar de 15º a 20º. Nas áreas mais elevadas podem ocorrer nevadas, embora não seja comum. Nas áreas mais baixas, entretanto, é normal a ocorrência de fortes geadas no inverno.


Regiões de ocorrência do clima subtropical.

3. Mediterrânico

Ocorre no sul da Europa, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo. Devido aos ventos provenientes do Deserto do Saara, a região possui um clima mais quente e seco. O verão é quente e seco, com temperaturas acima dos 25º. O inverno é chuvoso (o período de chuvas dura de 2 a 4 meses) e frio.


4. Temperado

Não possui uma zona específica de atuação. O clima temperado é denominado para aqueles climas com estações bem definidas, com verões quentes, outonos e primaveras de temperaturas variantes (começando frio e ficando mais quente com o decorrer do dia) e invernos gelados. A umidade varia conforme a localização da região.



5. Oceânico

O clima oceânico ocorre em regiões mais afastadas dos continentes, nas latitudes médias e altas. As chuvas são fartas e bem distribuídas durante todo o ano. O verão é fresco e úmido.

Regiões de ocorrência do clima oceânico.

6. Frio de Montanha

Localizado nas montanhas acima do nível das árvores (simplificadamente, o ponto em que as árvores param de crescer nas montanhas), a temperatura varia de acordo com a altitude.

7. Polar

Ocorre no Ártico, na Groenlândia, no Alasca e na Antártida. Sua maior característica são as baixíssimas temperaturas predominantes durante todo o ano. O verão possui temperaturas levemente superiores (em torno de -10º), enquanto o inverno pode chegar a -80º no interior da Antártida.



8. Árido ou Desértico

São regiões caracterizadas, principalmente, pela baixa quantidade de precipitações. As temperaturas tendem a ser elevadas durante o dia, despencando à noite; entretanto, não existem apenas desertos quentes, havendo também a existência de desertos gelados.



9. Equatorial

Localizado próximo à linha do Equador, é um clima extremamente quente, com temperaturas geralmente superiores a 25º. É extremamente úmido, apresentando chuvas durante o ano todo.

10. Frio

Ocorre em regiões de latitude mais elevadas, próximas aos pólos. Tem temperaturas geralmente negativas, com invernos longos e rigorosos. O verão é curto e mais brando.


0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos?

Somos todos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, da Turma 103, do primeiro ano.

- Dal Pizzol (nº 90102, nº de ordem: 26)

- Giovanna Miotto (nº 90109, nº de ordem: 28)

- Luciana (nº 90113, nº de ordem: 29)

- Fernanda Klein (nº 91189, nº de ordem: 30)

- Luiza Gusmão (nº 50855, nº de ordem: 6)

Livros Utilizados

Os seguintes livros:

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2006.

TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna, 2005.

Adaptamos os textos apresentados nas fontes e, a partir da informação adquirida, também montamos nossos próprios textos, tentando manter uma linguagem clara e mostrar as causas e consequências dos fenômenos climáticos.

Embora também haja textos em boxes especiais para complementar o blog que não foram alterados, e tem suas devidas fontes citadas; a maioria dos textos é de autoria coletiva do grupo, e os posts são quase sempre acompanhados de imagens, tirinhas, mapas, estatísticas, gráficos e vídeos relacionados com o assunto, visando mostrar como o clima faz parte de nosso dia-a-dia.