A Umidade


A umidade é um conceito relacionado com a quantidade de vapor d’água presente em suspensão na atmosfera, formando nuvens e precipitações em determinado instante e porção da troposfera. É o resultado da evaporação e da evapotranspiração. Pode ser expressa em valores:

Absolutos (quantidade de vapor d'água em gramas)

ou

Relativos (relação entre a umidade absoluta e o ponto de saturação, sendo este a quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue reter, em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%). Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação de 4%, ela se satura de vapor e libera água que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação, como os nevoeiros, as neblinas, os orvalhos e as geadas).

Lembrando que para chover é necessário que ocorra a condensação da água, ou seja, que esta passe do estado gasoso para o líquido, além de o vapor ter de atingir o ponto de saturação. O ponto de saturação varia de acordo com a temperatura: quanto maior esta for, maior será a saturação, e vice-versa.



Box Especial: Interpretando Notícias sobre a Umidade Relativa

Muitas vezes escutamos no jornal falarem que a umidade relativa do ar é, por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade máxima de retenção de vapor de água na atmosfera. Quando está chovendo, a umidade relativa do ar está em 100%, ou 4% em termos absolutos. Portanto, quando a umidade relativa do ar está por volta de 60%, está em 2,4% de vapor em termos absolutos.

Fonte:http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia004.asp



Precipitações

• Superficiais: ocorre quando a condensação acontece junto à superfície. Formação de nevoeiros, neblinas, orvalho e geada.



Exemplos de precipitações superficiais: nevoeiro, neblina (acima), orvalho e geada (abaixo).


• Não-superficiais: ocorre quando a condensação acontece muito acima da superfície. Formação de neve (cristalização do vapor de água no interior ou não muito abaixo de nuvens – a acumulação em regiões frias pode ocasionar geleiras), granizo (formado por correntes convectivas e depois transportado para regiões elevadas e frias, onde se congela) e chuva.



Exemplos de precipitações não-superficiais: granizo, neve (acima), e chuva (abaixo).

A chuva é a mais comum e importante das precipitações. Consiste do encontro de uma nuvem saturada de vapor d’água com uma camada de ar frio. Tipologia das chuvas:


• Convectiva (de convecção): também chamadas de chuvas de verão, pancadas de chuva, torós e aguaceiros. São provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas e pela ascensão vertical do ar, que, quando entra em contato com o ar frio, condensa-se e se precipita. Costuma ser intensa, rápida, acompanhada de trovões ou granizo. É comum no verão brasileiro, na Floresta Amazônica e no Centro Oeste.


• Orográfica (de relevo): também chamadas de chuvas de serra, ocorrem quando os ventos úmidos se deslocam horizontalmente, encontram-se com uma barreira montanhosa, se elevam e se resfriam, e posteriormente se condensam e se precipitam; como é normal nas encostas voltadas para o mar.


• Frontal: típicas das latitudes médias, são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida), como as de inverno no Brasil Meridional. Costuma ser menos intensa e mais duradoura.



Influência dos fatores climáticos na chuva

A distribuição de chuvas é bastante irregular, como demonstra o mapa, tanto nas épocas do ano quanto por distribuição geográfica.

Nas regiões polares, a chuva é escassa; nas temperadas, é moderada; e é intensa nas regiões equatoriais. Costuma chover mais em locais próximos do oceano do que no interior continental.


0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos?

Somos todos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, da Turma 103, do primeiro ano.

- Dal Pizzol (nº 90102, nº de ordem: 26)

- Giovanna Miotto (nº 90109, nº de ordem: 28)

- Luciana (nº 90113, nº de ordem: 29)

- Fernanda Klein (nº 91189, nº de ordem: 30)

- Luiza Gusmão (nº 50855, nº de ordem: 6)

Livros Utilizados

Os seguintes livros:

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2006.

TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna, 2005.

Adaptamos os textos apresentados nas fontes e, a partir da informação adquirida, também montamos nossos próprios textos, tentando manter uma linguagem clara e mostrar as causas e consequências dos fenômenos climáticos.

Embora também haja textos em boxes especiais para complementar o blog que não foram alterados, e tem suas devidas fontes citadas; a maioria dos textos é de autoria coletiva do grupo, e os posts são quase sempre acompanhados de imagens, tirinhas, mapas, estatísticas, gráficos e vídeos relacionados com o assunto, visando mostrar como o clima faz parte de nosso dia-a-dia.